O que é Inteligência Artificial?
Uma IA (Inteligência Artificial) é um conjunto de várias tecnologias, como por exemplo redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado, entre várias outras tecnologias que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência ao raciocínio. Essa habilidade de análise é um diferencial para a tomada de decisões.
Como ela funciona?
Utilizamos a IA principalmente para análise de NF-E, XML, DANFE, PGDAS, SPEDS, entre outras documentações necessárias para verificar as tributações pagas pela empresa.
Um ótimo exemplo do nosso trabalho é com relação a oportunidade da tributação monofásica, aonde verificamos através da IA as NCM do produto para segregar de forma correta, porém as etapas variam de empresa para empresa veja a seguir alguns casos:
A Empresa não separa os itens monofásicos.
Neste caso começamos do zero, analisando as PGDAS da última apuração realizada pelo contador para verificar se o cliente se enquadra em algum dos CNAE's elegíveis para produtos monofásicos. Em seguida pedimos as xml's de saída, ou seja, as NF-e e/ou Cupom Fiscais, alimentar a IA com essas informações a partir dai ela irá:
- Verificar se todos os Itens tem NCM; os que não tiver ela irá analisar a descrição e enquadrar uma NCM correta para o Produto;
- Verificar se os produtos estão com as NCM corretas através da descrição do item. Para isso a IA vai levar em consideração os desdobramentos da tabela TIPI (Tabela de incidência do Imposto sobre produtos industrializados);
- Depois do trabalho da IA, o relatório é encaminhado para o consultor para verificação final dos itens.
A Empresa já tem programa que separa os produtos monofásicos.
Quando a empresa já tem um sistema que separa o que é produto monofásico do que não é monofásico o procedimento inicial é o mesmo, porém nesses casos encontramos em 90% erros na segregação dos produtos, pois o sistema considera a NCM que a empresa colocou, ou seja ,há erros de produtos com o NCM que não é correto para o produto e isso acontece por vários motivos; ou o funcionário digitou errado ou se confundi-o , e isso pode acontecer no fornecedor e também na empresa que recebe o produto. Com o trabalho da IA podemos identificar esse problema e corrigi-lo.
Outro caso é que a maioria dos programas não conseguem fazer a distinção por elementos, um bom exemplo disso é que existem NCMs que são tributadas, porém se o produto se encaixa na exceção ele vira monofásico, com a IA isso não acontece, por que ela consegue verificar através da descrição do produto se ele pode ser monofásico através das exceções.
É por isso que a IA é uma ferramenta incrível, colaborando dia-a-dia com os consultores e levando o melhor resultado com a maior assertividade para a empresa.
Se você ficou interessado e quer levar isso para sua empresa entre em contato conosco.
Segurança da IA
A IA trabalha em um sistema completamente fechado, isso nos protege de malware, que pode prejudicar o processo de análise da IA. Ela também entrega um relatório de produtos que é passada para os Advogados e é transformado em memória de cálculo, esse documento é um conjunto do resultado da IA sobre os produtos e o parecer do Advogado para resguardar a empresa de possíveis questionamentos pela Receita Federal.